Na última sexta-feira (01) os servidores do metrô de Recife encerram a manutenção da greve que já durava 25 dias ininterruptos.
Por votação realizada na assembleia da categoria, a maioria dos presentes decidiu aceitar a proposta da CBTU(Companhia de Trens Urbanos).
A proposta da CBTU foi de um reajuste de 3,45% sobre os salários e benefícios e um reajuste de 2,71% sobre os benefícios que haviam sido bloqueados pela Lei de Diretrizes Orçamentárias do estado no ano passado.
Segundo Luiz Soares, presidente do Sindmetro – PE, “Infelizmente, a proposta da empresa não é aquilo que solicitamos, mas irei acatar a decisão de vocês, e juntos continuaremos a nossa luta.”
Com o acordo a categoria também desiste de recorrer ao judiciário para tentar colocar em prática um acordo que havia sido firmado com a empresa em junho de 2023 e que garantia à categoria um aumento substancialmente maior do que aquele que foi finalmente dado, de 15%.
A categoria diz que apesar do fim da greve, seguirá se organizando para impedir a privatização do metrô e para lutar por um transporte público de qualidade.