Na terça-feira (29), a Tailândia anunciou que vai solicitar sua adesão ao bloco econômico BRICS. O gabinete do governo aprovou o texto da carta oficial expressando a intenção da Tailândia de se juntar ao grupo, disse o porta-voz do governo, Chai Wacharonke.
De acordo com Chai, a carta declara que a Tailândia entende a importância da multipolaridade e o papel crescente dos países em desenvolvimento nos assuntos internacionais.
A visão da Tailândia para o futuro está alinhada com os princípios do BRICS, e a adesão beneficiaria o país de várias maneiras, incluindo a melhoria de seu papel na arena internacional e a oferta de oportunidades para participar na formação de uma nova ordem mundial, segundo a carta.
O BRICS convidou países não membros interessados em aderir para participar da cúpula do grupo, agendada para o final de outubro em Cazã, na Rússia. Participar da cúpula seria uma oportunidade para a Tailândia acelerar o processo de candidatura, disse Chai.
No último ano 6 países foram convidados na cúpula a participar do bloco. Esse ano se espera que mais convites sejam feitos. Países em diversos continentes gostariam de aderir ao bloco.