Nesta sexta-feira (19), o principal dirigente do Hamas, Ismail Hanié, e uma delegação do partido chegaram a Turquia para se reunir com o presidente do país. O Hamas emitiu um pequeno comunicado:
“Esta noite, sexta-feira, o irmão combatente Ismail Hanié, líder do birô político do Hamas, chegou à Turquia à frente de uma delegação da liderança do movimento. Está previsto que a delegação se encontre com o Presidente da República da Turquia, Recep Tayyip Erdoğan, para discutir os desenvolvimentos da agressão sionista e do genocídio em curso contra nosso povo palestino na Faixa de Gaza, bem como os desdobramentos da causa palestina.”
O governo Erdogan tem relações com o Hamas devido à Irmandade Muçulmana, organização internacional que ambos os partidos fazem parte. Além disso, nas palavras ao menos, Erdogan é um dos principais apoiadores do Hamas no Oriente Médio.
Após o ataque iraniano a “Israel”, no domingo (14), a CIA entrou em contato com o governo da Turquia para mediar a guerra. Esse encontro pode ser fruto também na nova situação criada pela intervenção dos EUA.