As ruas de Istambul, na Turquia, foram palco de uma série de protestos neste primeiro dia de 2024. Os manifestantes pró-palestinos da Turquia organizaram uma manifestação de protesto em frente ao Consulado Geral dos EUA em Istambul para expressar a sua solidariedade aos palestinos em Gaza. Centenas de milhares de pessoas se reuniram para expressar sua indignação contra os ataques genocidas de Israel na Palestina, e para condenar veementemente o recente ataque terrorista do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) que ceifou a vida de 12 soldados turcos no norte do Iraque, destaca o site TRT World.
Com o tema “Misericórdia para nossos mártires”, a marcha que aconteceu da Ponte Galata à Praça Galata reuniu representantes de cerca de 400 organizações não governamentais, que de forma pacífica caminharam carregando bandeiras e cartazes, com os dizeres (em turco): “Estamos amaldiçoando o parceiro de Israel no crime, os EUA”. Outro cartaz dizia: “Patrono da gangue sionista dos EUA, saia do Oriente Médio”.
Os manifestantes marcharam em direção ao Consulado dos EUA no domingo, depois de ONGs islâmicas terem convocado uma marcha de protesto na véspera de Ano Novo para protestar contra a ajuda a Israel, que tem atacado Gaza desde 7 de outubro.
Fonte: Brasil 247