A Defesa Civil de Guaíba, município na região metropolitana de Porto Alegre, divulgou um alerta na madrugada desta segunda-feira (24) pedindo para que pessoas que vivem nas margens do rio que batiza a cidade procurassem locais seguros ou abrigos. A decisão veio após o Guaíba subir 23 centímetros nas últimas 11 horas por conta das chuvas que voltaram a atingir o Rio Grande do Sul no último final de semana.
De acordo com a Agência Nacional de Águas (ANA), a medicação mais recente aponta que o nível do rio estava a 3,41 metros. Além da chuva, o vento nas direções sul e sudeste ajuda a represar as águas próximas aos municípios de Guaíba, Eldorado do Sul e Porto Alegre. Na capital, a cota de inundação é de 3,60 metros, mas alagamentos já causam transtornos em alguns pontos da cidade.
A situação também é de alerta na serra gaúcha, onde prefeituras já divulgaram alertas para que moradores evitassem deslocamentos em áreas próximas a encostas ou com declives, além de ficarem atentos a sinais de deslizamentos, como rachaduras nas paredes e vibrações.
Fonte: Brasil 247