Na manhã dessa quarta-feira (19), em decorrência de chuvas fortes, foram registrados novos alagamentos em Porto Alegre. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) afirma que existem 66 ocorrência em aberto, sendo 59 por bloqueios de vias por acúmulo de água.
O Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE), cuja destruição foi um dos principais responsáveis pelas enchentes dos últimos meses na capital gaúcha, afirmou que, das 23 estações do sistema de drenagem de Porto Alegre, uma não está funcionando.
Além de problemas nas estradas, moradores da Zona Norte da capital, em bairros como São Geraldo, Humaitá e Vila Farrapos, relatam que a água já começa a invadir as suas casas.
Estado registra novas mortes
Na terça-feira (18), a Defesa Civil do Rio Grande do Sul divulgou um novo balanço acerca dos estragos causados pelas enchentes que, desde o final de abril, atingem o estado. Segundo o órgão, o número de mortos subiu para 177, enquanto que 37 pessoas continuam desaparecidas.
Além disso, a Defesa Civil afirma que 478 municípios ainda são afetados pelas chuvas, sendo que, no último fim de semana, pelo menos 19 sofreram danos por conta das novas enchentes. Ademais, cerca de 10 mil pessoas continuam em abrigos.