A líder do Partido da Esquerda Europeia Maite Mola convocou um Tribunal, a ser realizado nos dias 16 e 17 de novembro, para julgar o bloqueio econômico a Cuba. A informação foi divulgada pelo sítio Prensa Latina (“Lanzan en Bruselas tribunal contra el bloqueo a Cuba”, 17/7/2023). A convocação se deu durante a realização da Cúpula dos Povos, que ocorreu no último dia 17, em Bruxelas.
Segundo o órgão da Revolução Cubana, 20 representantes de organizações de esquerda e movimentos sociais, incluindo a Associação Internacional de Juristas Democráticos e o Grupo da Esquerda no Parlamento Europeu, acompanharam a convocação de Mola.
O objetivo é fortalecer o movimento contra o bloqueio genocida, que dura mais de seis décadas, sendo responsável por uma profunda desorganização econômica da ilha.
“Estamos confiantes de que esta ação servirá para agregar vozes na defesa dos direitos democráticos, da soberania e da liberdade dos povos”, destaca o texto lido pela dirigente. O presidente do Instituto Cubano de Amizade com os Povos (ICAP), Fernando González, agradeceu a solidariedade em nome de Cuba, assim como a decisão de organizar o Tribunal.
Em declarações à Prensa Latina, o eurodeputado Manu Pineda, do Partido Comunista Espanhol, adiantou que a sede do Tribunal Internacional contra o Bloqueio a Cuba será o Parlamento Europeu.