Na quinta-feira (18), o conselho de segurança da ONU votou uma resolução sobre a adesão da Palestina como Estado-membro pleno da ONU, até agora ela é apenas observadora. O Reino Unido e a Suíça se abstiveram, outros 12 membros do Conselho votaram sim. Apenas os EUA votaram contra, mas dado que o país tem poder de veto a proposta não avançou.
O embaixador da Rússia na ONU, Vassily Nebenzia, disse que os EUA “mais uma vez demonstraram o que realmente pensam dos palestinos. Para Washington, eles não merecem ter seu próprio Estado. Eles são apenas um obstáculo no caminho para realizar os interesses de Israel”.
Antes da votação, o portal The Intercpet divulgou vazamentos indicando que os EUA pressionaram países do Conselho, como Malta e Equador, para votarem contra de forma que os EUA não tivessem que vetar mais uma vez uma votação contra a Palestina.
É a quarta vez desde o início da guerra em guerra que os EUA vetam uma resolução em defesa da Palestina, as anteriores eram votações pedindo o cessar-fogo imediato em Gaza.