Na quarta-feira (3), o Movimento de Resistência Islâmica, Hamas, emitiu um comunicado sobre a atual situação dos acordos de cessar-fogo para a guerra na Faixa de Gaza. O Hamas discute representando toda a resistência palestina, enquanto os mediadores são os governos do Catar e do Egito. Os EUA participam das negociações e “Israel” também, apesar de nem sempre estar presente nas discussões. O comunicado diz:
Nas últimas horas, o irmão combatente Ismail Hanié, chefe do birô político do movimento Hamas, realizou chamadas telefônicas com os irmãos mediadores no Catar e no Egito sobre as ideias que o movimento está discutindo com eles, com o objetivo de chegar a um acordo que ponha fim à brutal agressão à qual nosso povo orgulhoso está sendo submetido na Faixa de Gaza.
Também ocorreram comunicações entre o chefe do movimento e autoridades na Turquia sobre os últimos desenvolvimentos. O movimento tratou o conteúdo das deliberações em curso com um espírito positivo.
Nem sempre as conversas são vistas com esse espírito positivo, o que indica que os EUA ou “Israel” deram algum sinal de que irão ceder.