No último domingo, dia 3 de setembro, um incêndio tomou conta do Mercado Público da Encruzilhada, situado no bairro da Encruzilhada, na Zona Norte do Recife. O Corpo de Bombeiros só foi acionado 30 minutos depois, fazendo com que o fogo se alastrasse pelo local. Segundo os comerciantes, isso aconteceu porque o sistema de alerta do mercado não estava funcionando. Foi preciso que um funcionário fosse de moto até o Corpo de Bombeiros.
O fogo destruiu boa parte do mercado, danificando permanentemente um patrimônio cultural e turístico da cidade. Miais não foi apenas isso. Após o incêndio, os trabalhadores do mercado ficaram completamente desassistidos.
Segundo um dos comerciantes, eles só tiveram cinco minutos para pegar suas coisas. Os alimentos, muito deles perecíveis, como queijo e carne, ficaram no interior do mercado, sem refrigeração, pois a energia foi desligada. A prefeitura não deu explicações de quando os comerciantes poderiam voltar ao mercado, nem providenciou gelo para que a mercadoria não estragasse.