FUP convoca assembleias para 17 de maio para discutir greve

Após reunião do Conselho Deliberativo da FUP, as direções sindicais aprovaram na noite de quinta-feira (09) um calendário nacional de mobilizações no Sistema Petrobrás. O objetivo é aumentar a pressão para que gestão da empresa resolva os problemas estruturais da Petros e da AMS, que tanto têm impactado a categoria, principalmente os aposentados e pensionistas que já não têm mais como sobreviver com os descontos abusivos que zeram seus contracheques.

Além desses dois eixos centrais, as mobilizações estão sendo convocadas em um momento decisivo para os companheiros demitidos da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados do Paraná (Fafen), que estão na reta final para celebrar um acordo de retorno, mas estão esbarrando na resistência da diretoria da Petrobrás, que insiste em uma proposta rebaixada e por tempo determinado.

Na segunda-feira, 13, a FUP e o Sindiquímica PR participam de mais uma audiência de conciliação com a empresa e o Ministério Público do Trabalho. A orientação é que os sindicatos iniciem as mobilizações nacionais com atos e atrasos nesse dia, no início do expediente.

Outra reivindicação urgente é a melhoria da qualidade da alimentação dos trabalhadores de unidades operacionais, principalmente das áreas offshore, que estão enfrentando uma série de problemas de saúde, como intoxicações, e até mesmo deficiência nutricional.

O indicativo de estado de greve e a realização de paralisações nas próximas semanas em todo o Sistema Petrobrás são fundamentais para aumentar a pressão sobre a diretoria da empresa, que ainda tem em posições de comando gestores que estão boicotando o programa de governo eleito nas urnas.

A orientação é que os sindicatos convoquem assembleias imediatas, a serem realizada até o dia 17 de maio, com os seguintes indicativos do Conselho Deliberativo da FUP:

  • Aprovar estado de greve
  • Aprovar calendário nacional de mobilização, com paralisações surpresa e intercaladas em todo o Sistema Petrobrás, com datas a serem definidas conjuntamente com a FNP

Fonte: Portal da CU cut.org.br

https://www.cut.org.br/noticias/fup-e-sindicatos-convocam-assembleias-para-deliberar-sobre-estado-de-greve-4640

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.